A Illumina Inc (NASDAQ:ILMN) anunciou na terça-feira (06) que a Comissão Europeia emitiu uma decisão proibindo a aquisição planejada da Grail.

A Illumina também é negociada na B3 através do ticker (BOV:I1LM34).

A Illumina, com sede em San Diego, disse que está revisando a ordem e pretende apelar da decisão. O novo obstáculo na Europa segue a decisão da Comissão Federal de Comércio dos EUA da semana passada em favor do avanço da aquisição. Um juiz de direito administrativo nos EUA rejeitou o argumento da FTC de que a aquisição da Grail por US$ 8 bilhões é anticompetitiva.

A aquisição muito escrutinada da Grail, uma desenvolvedora de tecnologia de detecção de câncer, encontrou uma série de obstáculos ao longo do caminho. Em setembro de 2020, a Illumina concordou em adquirir a Grail, uma startup que inicialmente saiu da empresa em 2016.

A Illumina concluiu a aquisição em agosto de 2021. No entanto, a Illumina concordou em manter a Grail como uma empresa separada enquanto a Comissão Europeia realizava uma revisão regulatória. A Illumina argumentou que o Grail não tem negócios na Europa. A empresa disse que a revisão está fora da jurisdição da Comissão Europeia.

“Estamos desapontados com a decisão da Comissão Europeia que nos proíbe de adquirir o Grail de volta para a Illumina”, disse Charles Dadswell, conselheiro geral da Illumina.

“A Illumina pode tornar o teste de detecção precoce de vários cânceres, que salva vidas, mais disponível, mais barato e mais acessível – salvando vidas e reduzindo os custos de saúde. Como continuamos a acreditar, esta fusão é pró-competitiva e irá acelerar a inovação.”

Planos alternativos sendo preparados

A Illumina também planeja rever alternativas estratégicas caso a alienação não seja suspensa, aguardando recurso. Ele argumenta que a fusão “inauguraria uma fase de transformação” na detecção e tratamento do câncer. O teste de sangue de triagem multicâncer Galleri da Grail pode rastrear pacientes assintomáticos para mais de 50 tipos de câncer.

Galleri pode identificar o tecido em que o câncer se desenvolveu. A plataforma está disponível nos EUA e no Reino Unido, mas não na União Europeia. A Illumina diz que aceleraria a entrada comercial do Grail na UE em escala em pelo menos cinco anos.

A empresa também está recorrendo separadamente de uma decisão de julho de 2022 do Tribunal Geral da União Europeia sobre a jurisdição da Comissão Europeia para contestar o acordo da Grail.

Com informações de Mass Device

Illumina (BOV:I1LM34)
Historical Stock Chart
From Dec 2024 to Jan 2025 Click Here for more Illumina Charts.
Illumina (BOV:I1LM34)
Historical Stock Chart
From Jan 2024 to Jan 2025 Click Here for more Illumina Charts.